terça-feira, 13 de abril de 2010

A Estrada de Tijolos Ensangüentados(3) - Um Breve Estudo do Horror e Suas Décadas

*1940 - 1949*
Psicologicamente Horror
Em se tratando da década de 40, a grande porcentagem do horror era praticamente igual ao da anterior, onde as telas eram dominadas por vampiros, múmias e frankensteins. A estrela da década é Lon Chaney Jr., o qual estrelaria em 1941 o excelente O Lobisomem (The Werewolf), de George Waggner, que traria também Bela Lugosi e Claude Rains no elenco. Fora estes e muitos outros, Chaney -que trazia todo o poder de interpretação de seu pai- estrelaria outros dois grandes filmes para a Universal; O Filho de Drácula (Son of Dracula-1943), de Robert Siodmak e Frankenstein Encontra o Lobisomem (Frankenstein Meets Wolfman-1943), de Roy William Neil, onde encarnava novamente o homem-lobo e, Bela Lugosi, a criatura de Frankenstein. Saindo um pouco da linha de monstros que até então era o investimento maior dos americanos no gênero, é também nos anos 40 que desenvolve-se um horror mais psicológico e subliminar, de onde surgiriam grandes obras: A Mão do Diabo (Le Main du Diable-1941), de Maurice Torneur, o qual considero uma das maiores obras-primas já realizadas, com um final simplesmente perfeito; o excelente Na Solidão da Noite (Dead of the Night-1945), filme com três histórias dirigido por Basil Dearden, Robert Werner, Charles Crichton e Alberto Cavalcanti; o metafórico e impressionante O Retrato de Dorian Gray (Portrait of Dorian Gray-1945), dirigido por Albert Lewin, baseado na obra de Oscar Wilde, a qual considero uma das maiores já idealizadas. E, por último, Silêncio nas Trevas (The Spiral Staircase-1946), sobre um assassino de jovens portadoras de deficiência física -tema até então inédito na época-, de Robert Siodmak e estrelado por Dorothy Maguire, em uma inigualável interpretação de uma muda, contribuindo mais ainda para a grandiosidade do filme. É claro que estes não foram os únicos, mas são por só grandes referências para mim. Na Inglaterra pré-Hammer, Tod Slaughter continuava com todo seu sadismo grand guinolesco em mais duas grandes obras: Crimes na Mansão Sombria (Crimes at the Dark House-1940), dirigido por Geoge King e O Maquiavélico William Hart (The Greed of William Hart-1948), de Osvald Mitchell.
Pronto para jogar-se à segunda metade do século, o horror então mostrava que seriam muitos os caminhos a seguir. Depois do Expressionismo Alemão, o nascimento de MGM e Universal, Tod Slaughter e o Grand Guignol e a inclusão subliminar do horror à mente humana, os anos 50 trariam novos ares: para os americanos, a grande ameaça desta vez viria do espaço sideral e para os ingleses, o grande momento: Hammer Films.
15 Obrigatórios:
O Lobisomem (The Werewolf - 1941) dir. George Waggner
O Filho de Drácula (Son of Dracula - 1943) dir, Robert Siodmak
A Mansão de Frankenstein (House of Frankenstein - 1944) dir. Erle C. Kenton
O Fantasma da Ópera (Phantom of the Opera - 1943) dir. Arthur Lubin
Frankenstein Encontra o Lobisomem (Frankenstein Meets Wolfman - 1943) dir, Roy William Neil
A Praga da Múmia (The Mummy's Curse - 1944)
A Mão do Diabo (La Main du Diable - 1941) dir. Maurice Torneur
Na Solidão da Noite (Dead of the Night - 1945) dir. Basil Dearden, Robert Werner, Charles Crichton e
Alberto Cavalcanti
O Retrato de Dorian Gray (Portrait of Dorian Gray - 1945) dir. Albert Lewin
Silêncio nas Trevas (The Spiral Staircase - 1946) dir. Robert Siodmak
Crimes na Mansão Sombria (Crimes at the Dark House - 1940) dir. George King
O MAquiavélico William Hart (The Greed of William Hart - 1948) dir. Osvald MItchell
A Ilha dos Mortos (Isle of the Dead - 1945) dir. Mark Robson
O Túmulo Vazio (The Body Snatcher - 1945) dir. Robert Wise
A Filha do Lobisomem (The Cry of the Werewolf) dir. Henry Lewin


5 comentários:

  1. Percebi o quao ignorante sou em matéria de filmes!!! O teu texto está genial!!! Digno de um verdadeiro critico maduro e experiente! Já está adicionado nos meus favoritos!!! Abracos, Peterson

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Peterson! Que bom que gostasses de meu tabalho, cara. Assim como me ensinasses inúmeras coisas no ramo da filosofia, estarei aqui para quando precisares matar aquela dúvida dentro da sétima arte. Valeu! Abração!

    ResponderExcluir
  3. nossa, MUITO BOAAAA sua matéria! Aprovo as escolhas, até acrescentaria algumas outras...mas sei lá, muita coisa eu (acho) que é mais sentimental que técnico pra mim ^^
    Mas muito bom mesmo, parabéns! Pensar que ainda tem crítico que não considera horror como gênero cinematográfico...
    Vou ficar sem acesso a net por uns dias, estou mudando de cidade hoje :(
    Mas logo volto pra reler e comentar mais umas coisinhas!
    bjos!
    (adorei os filmes escolhidos á direita tbm...poxa, jean rollin e jess franco *-* Não conheço quase ninguém que goste :/

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Vulnavia (nossa querida assistente de assassinatos)! Realmente tem coisa que falta na lista, mas infelizmente não dá para colocar tudo. Adorei teu fotolog, fala até sobre Paul Naschy. E é difícil encontar alguém que o conheça. Realmente é irritante quando alguém diz que horror é gênero de segunda categoria, dá até vontade de encorporar um Vincent Price em As Sete Máscaras da Morte e mostrar o contrário. Não é verdade? Boa sorte na mudança. Espero você no Horror Nosso... Valeu! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Excelente estudo sobre o horror amigo!
    Estás escrevendo muitooooooooo
    forte abraço fica com Deus!

    ResponderExcluir